exposição
UM BOM LUGAR
A exposição Um bom lugar retrata através de pinturas, artes têxtil, bordados e ilustrações digitais a conexão da artistas Laís Da Lama com o bairro Itaquera, Parada XV de novembro aonde reside atualmente. As artes trazem consigo suas personagens e através de seus traços falam sobre união familiar, conquistas na área dos trabalhos, reencontro ancestral, progressos pessoais e redes femininas de afetividade. Todas as obras foram criadas no intuito de demonstrar a conexão que a artista tem com a quebrada, foi em Itaquera que Laís se reconectou com sua arte, compreendo os caminhos que sua vida está lhe proporcionando.
As obras que tem seus detalhes em bordado técnica nova que a artista aprendeu no bairro de Itaquera, e que faz todo o sentido para seus processos criativos. Itaquera é o local de progresso que Laís tanto buscava. Com todas as mudanças envolvidas ao residir no bairro, desabrochou na DA LAMA a persistência de ser cada vez mais quem ela é.
Laís Da Lama graffiteira desde 2007, nascida na periferia da Zona leste de São Paulo, região aonde reside atualmente. Arte educadora de figurino, ilustradora, artista visual, estilista e criadora de moda da marca de roupas e acessórios únicos e inclusivos DA LAMA.
Suas produções e criações tem como inspirações a natureza, ancestralidade, bem como as mulheres e suas historias.
DE ONDE VÊM OS DIAMANTES?
Técnica: Vestido de tecido algodão cru, tintas látex e acrílica e bordado
Vestido que trás uma personagem que tem no centro de sua testa um diamante bordado. Está obra é uma homenagem a marca de roupas da artista DA LAMA. É em Itaquera que a marca vem redescobrindo sua potência criativa, crescendo e expandindo a cada dia. Na barra do vestido tem estampado o símbolo DUAFE, provérbio Adinkra que significa beleza.
FORTALEZA
Técnica: Pintura sobre tecido de algodão cru e bordado.
Pintura que retrata através de passarinhos os filhos de Laís entre eles o caçula que foi gerado no bairro Itaquera. A maior Fortaleza da artista é sua Família.
QUEBRADA QUERIDA
Técnica: Pintura sobre tecido de algodão cru e bordado
Arte têxtil com o mapa do bairro de Itaquera feito de folha de ouro, demonstrando todo sua riqueza. Bairro este que é cheio de comércios, diversidade culinária e com muitas opções de lazer. Com uma cena cultura muito forte e rica de conhecimentos.
MAMA
Técnica: Ilustração digital
Homenagem às mães artistas de quebrada. Mulheres que lutam diariamente para desenvolver seus corres independentes, mesmo com todas as demandas que mães de periferia tem, muitas buscam conciliar suas atividades e não desistem de realizar seus sonhos.
Passarim DALAMA
Técnica: Pintura e bordado sobre tecido
Primeiro Bordado realizado pela artista no Bairro de Itaquera, onde nasceu a necessidade de experimentar novas formas de fazer suas artes manuais.
GUARDIÃ
Técnica: Ilustração Digital
Ilustração digital que trás uma personagem no centro dentro de quebrada, sendo ela a guardiã de todas as crianças e consequentemente de suas mães, mulheres e anciãs.